O Prêmio

Regulamento

REGULAMENTO DO 1º PRÊMIO DA MÚSICA DA SERRA GAÚCHA

CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO

a) O PRÊMIO DA MÚSICA DA SERRA GAÚCHA é um Prêmio regional de música que visa destacar e premiar o melhor da produção fonográfica da região nordeste do RS.

b) O PRÊMIO DA MÚSICA DA SERRA GAÚCHA é uma realização de Musicaxias Produções, com direção de Ricardo Tonet Dini e Leandro Daros.

c) O PRÊMIO DA MÚSICA DA SERRA GAÚCHA será realizado no dia 21 de Julho 2016, em Caxias do Sul. A divulgação detalhada dos trabalhos finalistas e da programação da cerimônia de premiação será apresentada até 30 dias antes do evento.

 

CAPÍTULO II – DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

a) Concorrerão ao Prêmio da Música da Serra Gaúcha, CD’s/álbuns lançados dentro do padrão de qualidade profissional, nas seguintes categorias:

1) Álbum Música Regional (Nativista/Gaúcha/Sertaneja)

2) Álbum Rock (Rock/Blues/Punk/Heavy Metal)

3) Álbum Pop (Pop/Reggae/Soul/Funk)

4) Álbum Rap

5) Álbum MPB (MPB/Samba/Pagode)

6) Álbum Instrumental

 

Cláusula especial: a definição da categoria a qual pertence o CD/álbum inscrito é de exclusiva responsabilidade da banda/artista.  Eventuais desclassificações por interpretação errônea do regulamento não serão revistas.

 

b) Serão aceitos apenas trabalhos de característica predominantemente autoral, lançados por bandas e/ou artistas naturais e/ou domiciliados na área de abrangência da Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, contemplando os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Muçum, União da Serra, Casca, Montauri, São Domingos do Sul, Vespasiano Corrêa, Pulador, São Valentim do Sul, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Relvado, Flores da Cunha, Nova Pádua, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Guabiju, São Jorge, Protásio Alves, Nova Bassano, Nova Araçá, Paraí, Vista Alegre do Prata, Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores, Garibaldi, Boa Vista Do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Caxias do Sul, São Marcos, Farroupilha, Bom Jesus, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula. Coletâneas de artistas e CD’s coletivos de bandas/artistas não serão aceitos.

 

c) Os trabalhos inscritos passarão por uma conferência inicial (para checar se estão de acordo com as normas desse regulamento) constituindo um processo de pré-seleção. Essa tarefa será realizada por uma Comissão composta pela direção do Prêmio da Música da Serra Gaúcha.

d) Trabalhos gravados e/ou finalizados em estúdios fora da região e/ou por produtores de fora da região também serão aceitos.  

e) Serão aceitos, nesta primeira edição, somente trabalhos lançados entre Janeiro de 2013 e Dezembro de 2015.

f) Trabalhos cujas letras sejam em idiomas estrangeiros deverão conter tradução em Português.

g) Será aceita a inscrição de Álbum Virtual que esteja disponível para download na internet.

 

CAPÍTULO III - DAS INSCRIÇÕES

a) A inscrição é gratuita e deverá ser realizada totalmente online.

b) As inscrições serão realizadas entre 20 de Março de 2016 e 20 de Abril de 2016, através do preenchimento do formulário de inscrição e upload do álbum (em MP3), e do encarte do CD (se houver) em PDF, no Site do Prêmio.

c) As inscrições deverão ser realizadas por pessoa física, que seja membro da banda e/ou o próprio artista.

d) A quantidade de trabalhos a serem inscritos será livre.

e) Para cada trabalho inscrito, preencher um formulário de inscrição.

 

CAPÍTULO IV - DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

a) A Direção do Prêmio formará uma Comissão de Avaliação, a ser integrada por 05 (cinco) membros de notório saber na área da Música, a qual ouvirá os CD’s/álbuns pré-selecionados, determinando os finalistas (entre 03 e 05 indicados) de cada Categoria e respectivos vencedores.

b) Os artistas/bandas cujos trabalhos forem finalistas deverão enviar para a produção do Prêmio material fotográfico em alta resolução e vídeos de divulgação, com os devidos créditos.

c) A Comissão de Avaliação será constituída por pessoas que não tenham nenhum vínculo com as obras inscritas e selecionadas, assim como seus parentes até o primeiro grau.

e) A lista dos trabalhos indicados será publicada no site do Prêmio e também será divulgada pela Assessoria de Imprensa do Prêmio, até trinta dias antes do Evento.

f) A Comissão de Avaliação reserva-se o direito de não conceder o Prêmio a uma ou mais categorias, quando constatar que não há número mínimo de três trabalhos indicados para avaliação, ficando as produções inscritas autorizadas a se inscrever novamente no ano seguinte.

g) As decisões da Comissão de Avaliação serão irrevogáveis.

 

CAPÍTULO V - DA PREMIAÇÃO

a) Os troféus serão entregues aos vencedores em cerimônia oficial, no dia 21 de Julho de 2016, aberta ao público, a ser realizada no UCS Teatro, das 20h às 21h30. Todos os concorrentes serão convidados a participar do evento.

b) A Comissão de Avaliação atribuirá aos artistas/bandas indicados pelo Prêmio da Música da Serra Gaúcha, troféus nas seguintes categorias:

1) Melhor Álbum Música Regional (Nativista/Gaúcha/Sertaneja)

2) Melhor Álbum Rock (Rock/Blues/Punk, Heavy Metal)

3) Melhor Álbum Pop (Pop/Reggae/Soul/Funk)

4) Melhor Álbum Rap

5) Melhor Álbum MPB (MPB/Samba/Pagode)

6) Melhor Álbum Instrumental

7) Álbum do Ano (escolhido entre os ganhadores das seis categorias)

8) Melhor Instrumentista (escolhido entre os indicados das seis  categorias)

9) Melhor Vocalista/Intérprete (escolhido entre os indicados das cinco categorias)

10) Melhor Produtor Musical (escolhido entre os indicados das seis categorias)

11) Melhor Projeto Gráfico (escolhido entre os indicados das seis categorias)

12) Artista/Banda Revelação do Ano de 2015

13) Homenageado(a) do Ano

 

c) Os indicados que não puderem comparecer à noite da premiação deverão enviar um representante.

 

d) A escolha do Homenageado(a) do Ano será realizada internamente pela direção do evento. Será destacado um artista, banda, músico, produtor, uma personalidade ou grupo da música da região que receberá a homenagem pelo conjunto da sua obra.

 

CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) A inscrição nesse evento importará na concessão de autorização à Direção do Prêmio para a utilização dos títulos, de trechos das músicas e citação dos realizadores das obras em ações de divulgação do Prêmio e das obras selecionadas, em quaisquer veículos (internet, TV, rádio, e-mail, etc..), inclusive após a realização do evento.

b) O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que é o detentor de todos os direitos autorais cabíveis. O responsável pela inscrição assume exclusiva responsabilidade legal por qualquer reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da utilização e exposição dos trabalhos.

c) O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição que ISENTA o Prêmio de qualquer cobrança de direito autoral por eventual execução de parte da obra (CD) no evento.

d) A inscrição de trabalho fonográfico neste evento importa na automática aceitação do presente regulamento.

f) Os casos omissos por esse regulamento serão resolvidos pela Direção do Prêmio.