Notícias

Prêmio da Música da Serra Gaúcha homenageia Irmãos Bertussi em edição de estreia

Escolha exalta trajetória e influência da dupla na música regional e de todo o país 

 

Além de promover a integração regional e destacar os trabalhos fonográficos produzidos por artistas da região, o Prêmio da Música da Serra Gaúcha deseja homenagear personalidades que influenciaram o cenário musical regional. Em sua edição de estreia o projeto reverencia os Irmãos Bertussi, pioneiros da música tradicionalista gaúcha.

Quem receberá o destaque de homenageado do ano será o acordeonista Adelar Bertussi, representando a dupla formada com o irmão Honeyde, falecido em 1996. O diretor artístico do Prêmio, Leandro Daros, justifica e escolha ao ressaltar que os Irmãos Bertussi deixaram uma marca indelével na música e na cultura gaúcha e nacional, mesmo mais de 60 anos após o lançamento de seu primeiro álbum. “Consideramos que eles formaram a dupla originária da Serra Gaúcha que mais influenciou a música regional da nossa terra”, afirma.

 

Irmãos Bertussi

Intitulada Irmãos Bertussi em 1949, a dupla natural de São Francisco de Paula se evidenciava pelo conhecimento musical e inovação. Os irmãos haviam estudado teoria musical e a uniam ao folclore e aos gêneros regionais com técnica apurada. Foram responsáveis por infundir uma escola musical de baile com sons alegres e apropriados para a dança. O primeiro LP dos Irmãos Bertussi, Coração Gaúcho, foi lançado em 1955.

Juntos, os parceiros revolucionaram a música tradicionalista ao utilizar dois acordeons em lugar do par violão-acordeom. A partir da habilidade como instrumentistas, os Bertussi escreviam partituras e arranjavam os temas para que os acordeons se completassem. A dupla também foi responsável por incorporar a bateria na música gaúcha, o que proporcionou potência sonora a eventos cada vez maiores, driblando a ausência de equipamentos de som nos anos 50. Eles ainda gravaram temas eruditos no acordeom para o mercado nacional.

A música dos Irmãos Bertussi marcou o Rio Grande do Sul e alcançou todo o Brasil, e ainda hoje é referência para artistas e embala gerações. Essa trajetória é levada adiante atualmente pelo conjunto Os Bertussi, liderado por Gilney, filho de Adelar.

 

Prêmio

O Prêmio da Música da Serra Gaúcha distribuirá 13 troféus no dia 21 de julho, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Entre os 49 trabalhos fonográficos inscritos, 24 figuram na lista de indicados para concorrer nas categorias principais. Confira a lista completa dos concorrentes: http://www.pmsgoficial.com.br/noticia/Premio+da+Musica+da+Serra+Gaucha+revela+indicados/14.

O evento tem financiamento do Financiarte e consiste em uma iniciativa composta pelo jornalista e músico Ricardo Tonet Dini, diretor do projeto, e o produtor musical Leandro Daros, diretor artístico, com produção cultural de Caliandra Troian. A realização é de Musicaxias Produções. Saiba mais no site http://www.pmsgoficial.com.br/ e na fan page www.facebook.com/pmsgoficial.

Voltar